Páginas

Mostrando postagens com marcador Eventos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Eventos. Mostrar todas as postagens

26 de dez. de 2011

Copa de 2014 terá cota de ingressos para deficientes

Após um pedido feito pelo deputado federal Romário (PSB-RJ), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que vai doar 32 mil ingressos da Copa do Mundo de 2014 para pessoas com deficiência que comprovem baixa renda. Serão 500 ingressos gratuitos por jogo, incluindo os acompanhantes dos deficientes, mas os critérios e a forma de distribuição ainda não foram definidos.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, em evento que teve a participação de Romário e de outros deputados da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além de Ronaldo, membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador da Copa (COL), e do diretor de Comunicação da CBF, Rodrigo Paiva.

Na entrevista, Romário relatou ter recebido críticas de seguidores no Twitter e no Facebook que interpretaram a sua decisão de procurar a CBF há uma semana como uma aliança com o presidente Ricardo Teixeira e a "banda podre" da entidade. "Não estou aqui para defender ninguém, não estou aqui para defender o Ricardo Teixeira, o Ronaldo ou o COL. Estou aqui para defender direitos que, na minha opinião, são justos", disse.
O ex-jogador disse ter ficado surpreso com a rapidez com que o seu pedido foi atendido e agradeceu a Ricardo Teixeira, que não estava presente. Mas ressaltou que vai "continuar cobrando da mesma forma que cobrava antes". "Eu não mudo de lado, não mudo de bandeira, vou continuar fiscalizando".
Em discurso, Ronaldo disse que os deficientes foram "esquecidos na Lei Geral da Copa", referindo-se ao projeto que tramita no Congresso. "Nós não vamos esquecer". Romário, que chorou durante a cerimônia, disse que a garantia dos ingressos para deficientes representa a "maior vitória" de seu primeiro ano de mandato. Ele contou um pouco de sua rotina como deputado, que lhe obrigou a reduzir as partidas de futevôlei. "Quando cheguei ao Congresso, pensei: "Que porra é essa que estou fazendo aqui. Hoje estou amarradão".
Rodrigo Paiva explicou que os ingressos serão comprados pela CBF pelo preço comum. A deputada federal Rosinha da Adefal (PT do B/AL) disse que a medida não se trata de privilégio nem de benefício. "É a CBF fazendo responsabilidade social. A gente não precisa de piedade, mas de reconhecimento e de ações afirmativas para inclusão", declarou.
Avaliação de 2011
Em entrevista após o evento, Romário avaliou que o ano de 2011 não foi positivo para o futebol brasileiro e disse que esperava melhores resultados. "Se a Copa fosse hoje, o Brasil não passaria nem da primeira fase com o futebol que está jogando. Está muito abaixo do que pode fazer, da sua qualidade, mas a gente não pode esquecer que faltam 3 anos".
Segundo ele, Mano Menezes em princípio deve continuar à frente da seleção. "Se me fizerem essa mesma pergunta no fim ano que vem e o resultado for o de hoje, deixaria de apoiá-lo", acrescentou, ressaltando que quem decide é a CBF. "A seleção ainda não tem uma base, infelizmente". O ex-atacante também defendeu que Mano não vá para a Olimpíada. "Se fosse o Ricardo, decidiria pelo Ney Franco, que já vem há 3 anos com o grupo. Sendo o Mano, vamos torcer por ele".
Agência Estado

19 de dez. de 2011

Campanha “Não perca pontos na Carteira de Habilitação e ganhe pontos como cidadão”.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Valinhos realizou no dia 17/12 uma campanha de conscientização na área central da cidade, com o objetivo de despertar nos motoristas o respeito às vagas destinadas aos idosos e pessoas com deficiência. O tema da campanha é: “Não perca pontos na Carteira de Habilitação e ganhe pontos como cidadão”.
Pessoas com deficiência e voluntários estiveram no centro de Valinhos para distribuir panfletos da campanha de conscientização, alertando motoristas quanto ao respeito às estas vagas preferenciais. Os valinhenses foram bastante atenciosos e atenderam as solicitações das pessoas com deficiência e dos voluntários.
O motorista que utiliza a vaga de deficiente e idoso sem ter essa condição, está cometendo uma infração leve que prevê uma multa de R$ 53,21, mais três pontos na Carteira de Habilitação, além da remoção do veículo.
O Conselho tem alertado a população. “Temos alertado constantemente através dos meios de comunicação, sobre a desobediência, as pessoas colocam o carro na vaga destinada ao deficiente ou idoso, alegando que é só um minutinho, mas neste minutinho alguém de direito pode precisar da vaga e ela não está disponível. A nossa ação neste sábado é de conscientização, é chamar atenção da população, sobre os direitos que nós deficientes e idosos conquistamos. Está na lei, portanto, precisa ser respeitado”, ressalta Vagner Alves, vice presidente do Conselho.

17 de nov. de 2011

A presidenta Dilma Rousseff lança nesta quinta-feira (17), em Brasília, o Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A presidenta Dilma Rousseff lança nesta quinta-feira (17), em Brasília, o Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Por meio de ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade, o Plano tem como objetivo promover a cidadania e fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, promovendo sua autonomia, eliminando barreiras e permitindo o acesso e o usufruto, em bases iguais, aos bens e serviços disponíveis a toda a população.
O Viver sem Limite tem metas para serem implantadas até 2014 com previsão orçamentária de R$ 7,6 bilhões. As ações previstas serão executadas em conjunto por 15 órgãos do Governo Federal, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Dados do Instituto Brasileiro de Estatísticas e Geografia (IBGE) de 2010 apontam que 23,91% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência, totalizando aproximadamente 45,6 milhões de pessoas.
Na área de educação, o Plano prevê ações como a disponibilização do transporte escolar acessível, que viabilizará o acesso dos alunos com deficiência às instituições de ensino; a adequação arquitetônica de escolas públicas e instituições federais de ensino superior, dotando-as de condições adequadas de acessibilidade; implantação de novas salas de recursos multifuncionais e a atualização das já existentes; e a oferta de até 150 mil vagas para pessoas com deficiência em cursos federais de formação profissional e tecnológica. Neste eixo, serão investidos, até 2014, R$ 1,8 bilhão.
Na saúde serão investidos R$ 1,4 bilhão para ampliação das ações de prevenção às deficiências, criação de um sistema nacional para o monitoramento e a busca ativa da triagem neonatal, com um maior número de exames no Teste do Pezinho. Haverá ainda expressivo fortalecimento das ações de habilitação e reabilitação, atendimento odontológico, ampliação das redes de produção e acesso a órtese e prótese. Também terá reforço de ações clínicas e terapêuticas, com a elaboração e publicação de protocolos e diretrizes de várias patologias associadas à deficiência.
Para a promoção da inclusão social, serão implantados Centros de Referência, com a finalidade de oferecer apoio para as pessoas com deficiência em situação de risco, como extrema pobreza, abandono e isolamento social, com previsão orçamentária de R$ 72,2 milhões.
O eixo Acessibilidade prevê ações conjuntas entre União, estados e municípios, com investimento previsto de R$ 4,1 bilhões. O Programa Minha Casa, Minha Vida 2, por exemplo, terá 100% das unidades projetadas com possibilidade de adaptação, ou seja, 1 milhão e 200 mil moradias que podem ser habitadas por pessoas com deficiência. Serão criados, também, cinco centros tecnológicos para a formação, em nível técnico, de treinadores e instrutores de cães-guias em todas as regiões do País. Atualmente, só existem dois instrutores qualificados no Brasil. Ações de mobilidade urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e da Copa de 2014 cumprirão os requisitos de acessibilidade.
Além da SDH/PR, integram o Viver Sem Limite a Casa Civil, Secretaria-Geral da Presidência da República, Ministérios da Educação, Saúde, Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Esporte, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cidades, Fazenda, Planejamento, Comunicações, Previdência Social e Cultura.

Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Data: 17 de novembro de 2011
Horário: 11h
Local: Palácio do Planalto. Praça dos Três Poderes, Brasília-DF
Assessoria de Comunicação Social
http://www.direitoshumanos.gov.br/

Fonte:http://www.maxpressnet.com.br/

6 de out. de 2011

Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação acontece em SP, de 24 a 26/10

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo convida para o III Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, que acontece entre os dias 24 a 26 de outubro, na capital paulista. O evento conta com Seminário e Exposição sobre novidades tecnológicas para reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência. Todos estão convidados.
Como na edição anterior, participam do evento profissionais renomados das áreas de Tecnologia Assistiva, de instituições, universidades, centros e laboratórios de pesquisas, bem como de empresas nacionais e internacionais, e representantes do poder público, para juntos discutirem avanços da tecnologia e inovação.
Durante o 3º Encontro haverá a Exposição de Inovação em Tecnologias Assistivas. Este ano, o tema do evento é "O Desenho Universal na Indústria Brasileira". O objetivo é discutir o quanto os princípios do Desenho Universal vem influenciando na produção das empresas brasileiras.
Confira Programação Preliminar e Informações completas sobre o 3º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência: www.sedpcd.sp.gov.br/3-encontro

31 de ago. de 2011

Cartilha de Orientação

Um dos aspectos mais enfatizados no material é como se comunicar com as pessoas com deficiência para ajudá-las com maior eficiência
A Polícia Militar do estado de São Paulo lançou, neste mês, uma cartilha com orientações aos policiais para que eles saibam atender pessoas com deficiência.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a iniciativa surgiu de uma tese de mestrado do curso do Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES), que detectou a necessidade de ter uma participação mais efetiva da PM com os grupos vulneráveis. Um dos aspectos mais enfatizados no material é como se comunicar com as pessoas com deficiência para ajudá-las com maior eficiência.
“Elas necessitam de um cuidado especial, de uma atenção diferente. Para atravessar a rua com um cego, por exemplo, existe uma forma correta conduzi-lo. Essas questões, que parecem simples, são mais comuns do que a gente imagina”, disse o presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP), Elcio Inocente, ao site da secretaria.
A cartilha possui orientações para todos os tipos de deficiência, seja ela física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla. Ela também possui dicas de como se comunicar com um deficiente de forma adequada – por exemplo, como falar com uma pessoa com deficiência auditiva. A cartilha possui alguns sinais utilizados com frequência para se comunicar com um surdo. Além disso, o policial militar ainda tem o alfabeto completo e os números em Braille e em LIBRAS.
Fonte: Guia Inclusivo.

8 de ago. de 2011

Lançamento da pedra funtamental da UPA


Vagner Alves entevistando o Ministro da saúde Alexandre Padilha.
No último sábado dia 06 agosto o Ministro da saúde Alexandre Padilha este em Valinhos para o lançamento da pedra fundamental da UPA ( Unidade de Pronto Atendimento), que será construida na entrada do bairro Lenheiro, em próximo ao viaduto Laudo Natel.

23 de jul. de 2011

Fotos do jantar de aniversario da Aciv 39 anos.


Vagner Alves, Marcos Ferraz e Claudinei Lopes

Vagner alves

Clodoaldo dias, Emerson Ferrari, Vagner Alves

Paulo Monteiro(Presidente da Camara), Vagner Alves, e o Vereador Clayton Machado.

 


Andréia e Claudinei Lopes

Adriana e Agnaldo

Vagner Alves e Lilian Nunes

Lisandra Souza

Claudinei Lopes, Vagner Alves e Piva presidente da Apae

Big e Vagner Alves

11 de jul. de 2011

O conselho esteve reunido no dia de hoje 11/07

O conselho esteve reunido no dia de hoje 11/07 para cumprir a Pauta da 46ª Reunião Plenária do CMDPD.
Entre os assuntos abordados, foi falado dos onibus da cidade que não são adaptados para que Pessoas com Deficiência e Mobilidade reduzida, possa utiliza - lo.
Segundo informações do Secretário de Transportes Ademir Martins breve teremos audiência pública para debater o assunto com a sociedade.

9 de jun. de 2011

Cadê você?

Segundo o Censo 2000 (IBGE), 14,5% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Isso, em números atualizados, corresponde a cerca de 24 milhões de brasileiros. É um universo de pessoas que podem ter nascido com alguma deficiência ou a adquirido ao longo da vida. E quando falamos de ações que melhorem a qualidade de vida dessas pessoas, podemos incluir também as que têm mobilidade reduzida, ou seja, idosos, gestantes, obesos, mulheres com carrinhos de bebê.
O brasileiro vive, em média, 69 anos e pode passar até 80% da vida em plena saúde física e sensorial. Como a esperança de vida livre é de 54 anos, a população pode viver, em média, 15 anos com alguma dificuldade de se movimentar, de enxergar, de ouvir.
Isso quer dizer que, se facilitamos acessos ou trabalhamos com políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência, estaremos ampliando o escopo dessas ações para um grupo ainda maior de pessoas.
Em Valinhos ainda não sabemos o número real dessas pessoas, nem onde estão, como vivem, se estão trabalhando, estudando ou  recebendo tratamentos específicos.
Falar de acessibilidade é mais que pensar em melhorar as calçadas, guias rebaixadas,  colocar rampas, corrimões, pisos tátil.
Precisamos primeiro, saber onde estão essas pessoas? Para que junto ao poder público possamos buscar políticas públicas para algo importante que é a inclusão social dessas pessoas.
Já passou da hora das Pessoas com deficiência de Valinhos, terem o direito de ir ao banco, mercado, shopping, médico sem que para isso seja preciso se fazer uma verdadeira via crucis e mendigar por um direito garantido pela Constituição.
Vivemos num país que mais tem Leis que protege essa parcela da população, mais que não são colocadas em prática, pois falta uma fiscalização dos órgãos públicos e envolvimento das pessoas que precisam.
É isso o que norteia o trabalho do CMDMP (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência), fazer com que essas Leis possam ser cumpridas e que os direitos sejam respeitados por todos
Esse respeito à diversidade humana, para ser colocado em prática é preciso que as Pessoas com Deficiência ou Mobilidade reduzida, se mostrem, façam parte da sociedade não como vitimas, mais como membros efetivos da sociedade.
Assim, as desculpas irão acabar, pois quem realmente precisa que essas Leis sejam cumpridas será o ator principal desta cobrança de direito.
Pois o homem é único em suas necessidades. O modelo de homem padrão não é o homem real - cada um de nós é diferente em muitos aspectos.
Precisamos saber  onde você Pessoa com Deficiência de Valinhos esta? Queremos ouvir suas sugestões para que possamos lutar por uma cidade acessível e inclusiva de diretos.
O CMDPD tem reuniões toda segunda, segunda feira de cada mês e gostaríamos muito de contar com sua participação, informações ligue 3859 -9191 ou acesse http://cmdpdvalinhos.blogspot.com/

6 de abr. de 2011

Contra números não há argumentos.

No Censo realizado pelo CMDPD ( Conselho Municipal dos Direitos das pessoas com Deficiência de Valinhos), em parceria com órgãos e entidade da cidade e região em 2009, chegamos ao número de 503 formulários preenchidos.
Traduzindos, estes números são de 503 pessoas que necessitam de Rampas, piso tátil, calçadas livre de obstáculos, guias rebaixadas, corrimões nas escadas, respeito as vagas de estacionamento.
Sem contar com programas de saúde, educação, lazer e emprego para que esses quinhentos e três cidadãos tenham, condições de usar dos benefícios destinados aos demais munícipes.
Mais e este número citado acima? 503 Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Corresponde á realidade de Pessoas com deficiência na cidade?
Se esta fosse a nossa realidade, estes números já seriam suficiente para que políticas públicas e um olhar mais inclusivo, fosse dado pela sociedade Valinhense á esta parcela da população.
Mas sabemos que estes números estão, muito longe de representar, a quantidade real de pessoas com deficiência em Valinhos.
Apenas como exercício de memória comecei a lembrar de quantas pessoas eu conhecia nesta condição que more em Valinhos. Cheguei ao número de 98 pessoas, logicamente esquecendo de muitas pessoas, que não vieram a mente neste exercício de memória.
Outro dado que mostra que os números do Censo estão longe da realidade, é que até este mês de abril a Secretaria de trânsito da cidade já emitiu 156 credenciais para estacionamento de veículos em vagas reservadas para pessoa com deficiência.
O Censo realizado em 2009, foi sério, envolveu diversas áreas da sociedade, foi bem divulgado.
O retorno dos formulários distribuído junto com a conta de luz, que atingiu todos os domicílios da cidade que recebem energia da empresa CPFL, é que não foi o esperado pelos organizadores do Censo realizado.
O número apresentado (503), forma um grupo de pessoas, que estão antenados com a realidade, que estão buscando caminhos para interagir na sociedade.
Apenas com a participação das pessoas que estão nesta condição, se expondo, mostrando caminhos, solução e cobrando seus diretos é que teremos forças para cobrar do poder público políticas públicas voltadas para á pessoas com deficiência.
Se esconder atrás da deficiência , fazer de conta que ela não existe, ou ficar em casa enquanto a vida segue a todo vapor é uma opção, que vai contra as lutas e conquistas de muitas pessoas que um dia resolveram encarar de frente sua condição e conquistaram muitos direitos que hoje usufruímos e que o leitor em algum momento de sua vida será beneficiado.

“ Quem não luta por seus direitos, não é digno de te – los”

Com esta frase de Rui Barbosa, convido você, que tenha ou conheça alguém que tenha alguma Deficiência, á procurar a Casa dos Conselhos na Rua 31 de Março s/n Praça Anny Carolyne Bracalente Vila Boa Esperança, telefone 3859 – 9191.
O simples ato de preencher o formulário será um passo enorme na busca para vermos cumprido os diretos que a Constituição assegura.

5 de dez. de 2010

Divulgação do Censo de Pessoas com Deficiência.

O CMDPD ( Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência ), divulgou na última sexta –feira 03/12 na sede da APAE, o resultado do Censo das Pessoas com Deficiência de Valinhos.
O Censo Foi realizado em 2009 numa parceria do CMDPD e a CPFL que distribuiu os formulários para que fosse preenchido e entregue nos vários pontos espalhados pela cidade.
O resultado do Censo foi tabulado através de um Programa desenvolvidos pelos alunos do curso de Ciências da Computação da Faculdades de  Valinhos.
Lais Helena e Vagner Alves
Na divulgação do resultado do Censo, várias autoridades estiveram presentes como o promotor Rodrigo Sanches, Sebastião Maria ( representando o Prefeito), e Marcio Ferreira secretários de Habitação e Assistência Social.
O objetivo principal da divulgação do Censo consiste na possibilidade, de aplicar Públicas voltadas para as Pessoas com Deficiência e pessoas com mobilidade reduzida do municipio.

15 de nov. de 2010

Fotos do IV encontro de Conselhos Municipais


Vanessa, Edmar e Vagner Alves

Fazendo locução do evento

Votando para eleger o Municipio no CONADE

Vagner Alves Romeu Sassaki

IV Encontro Nacional de Conselhos de Direitos de Pessoas com Deficiência.

Aconteceu entre os dias 10 e 14 de novembro o IV ENCONTRO NACIONAL DE CONSELHOS DE DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
A cidade de Valinhos foi como delegada para a escolha do município da Federação que irá representar os Conselhos municipais junto ao CONADE ( CONSELHO NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIENCIA), e para escolha do Estado que terá direito a uma cadeira no Conselho.
O evento contou com a presença do Ministro de Estado da secretária de direitos Humanos, Paulo de Tarso Vannuchi, que destacou a importância da elevação da Coordenadoria para secretária em agosto de 2010.
Luiz Fernando Astorga (diretor Executivo para América latina do IIDI), falou da aplicação da Convenção da Onu e destacou o artigo 33 que cita mecanismos de transversatilidade e da relação entre Pobreza e Deficiência.
Durante o evento que durou quatro dias, mais de 15 palestrante falam sobre: Acessibilidade, Políticas Públicas, Legislação, Células troncos, Programa BPC na Escola entre outros.
Estive como delegado por Valinhos representando o CMDPD ( CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA), mais que votar numa das cidades o principal papel dentro do evento foi trocar experiências com representantes de outros Conselhos Municipais do Brasil, que já estão numa etapa a frente de nossa cidade.
O evento terminou no sábado, com a eleição da cidade de Mogi das cruzes como representante dos municípios no CONADE e do Estado da Bahia representando os Estados.
Vagner Alves em Brasilia encotro Nacional PcD

22 de set. de 2010

Palestra de Marcos Fiori

No último dia 16 de setembro, o palestrante Marcos Fiori, esteve em Valinhos no Teatro Municipal para apresentar a palestra - UM DOCE BALANÇO A CAMINHO DO SUCESSO -
O conteúdo da Palestra mescla humor com o tema motivacional e com foco no Marketing de relacionamento.
Agradeço, a ACIV pelo convite para ser o Mestre de Cerimonia deste importante evento.
Vagner Alves, Luiz Pneus, Marcos Ferraz

28 de jul. de 2010

Parabéns ACIV

Os 38 anos de historia da ACIV foram bem comemorados, na última sexta - feira 23/07/2010.
A comemoração aconteceu na Fonte Santa Tereza, e contou com a presença dos empresários da cidade, funcionarios, autoridades e da imprensa do município.
O amigo e mestre de cerimonia Claudinei Lopes, conduziu o evento que teve o presidente da ACIV, Luiz Agiesse contando um pouco dos trabalhos realizados e os próximos passos da associação.
Um telão com cameras  instalada em pontos estratégicos, foi uma das novidades, pois os presentes eram filmados e transmitidos ao vivo no telão.
A banda Chapéu da Mafia, agitou a festa com músicas dançantes e contagiou o público, que se lançou na pista de dança e curtiram hits dos anos 60,70, 80, 90 e atual, principalmente o sertanejo universitário.
Foi uma bela festa, que alegrou a sexta feira, fria do dia 23 julho no aniversário da ACIV.