Hoje comemora se o dia de luta das pessoas com Deficiência.
E mais que buscar a conscientização, esta data serve para mostrar o que já se foi feito em prol do causa da pessoa com deficiência.
Apenas para conhecimento a comemoração em Setembro justifica por ser o mês da Primavera, e o dia 21 por ser o dia da árvore e simboliza o renascimento que a causa busca representar.
Entre as conquista vale destacar
No dia 25 de agosto de 2009 a Convenção da ONU é promulgada com equivalência de Emenda Constitucional pelo Decreto 6.949 da Presidência da República.
A Convenção da ONU, que foi um documento amplamente discutido no mundo inteiro - teve inclusive uma seção brasileira que colaborou na elaboração do seu texto -, tem três pontos muito importantes:
- Afirma que as questões das pessoas com deficiência são de natureza social e não médica, como sempre foram entendidas e colocadas. Em outras palavras, deficiência não é sinônimo de doença e, portanto, uma pessoa não pode ter sua vida prejudicada em razão de sua deficiência. O que restringe a vida da pessoa é o ambiente em volta dela, é a cidade, são os prédios e por aí vai.
- Retira todo o caráter assistencialista que sempre marcou o atendimento às pessoas com deficiência, deixando claro que essas demandas são direitos inquestionáveis.
- Diz que a deficiência é um atributo do ser humano, como ser gordo, magro ou baixo, com as pessoas com deficiência fazendo parte dessa diversidade, com os mesmos direitos e deveres dos demais cidadãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário