
Devemos ter em mente que antes de construímos, rampas, piso tátil, corrimões nas escadas, sinais sonoros nos semafaros,
Temos que mostrar ás pessoas que lidar com pessoas com Deficiência é natural como qualquer outra atividade que venha a realizar e vai aqui algumas dicas.
Ao falar com uma pessoa em cadeira de rodas, procure situar-se de frente e na mesma altura da pessoa, sentando-se, por exemplo
Pergunte ao usuário se quer alguma ajuda, dirigindo-se sempre a ele e não ao acompanhante.
Na presença de deficientes auditivos procure não ficar nervoso diante de uma pessoa que tem dificuldade para falar, compreenda que o ritmo e a pronúncia dessas pessoas são distintas.
Não aparente ter compreendido uma mensagem, se não a entendeu
Faça com que o surdo enxergue a boca de quem está falando. A leitura dos lábios fica impossível se for gesticulada com algo na frente ou contra a luz.
Ao desejar falar com uma pessoa surda, chame a atenção dela, seja sinalizando com a mão ou tocando-lhe o braço ou pedindo a alguém que esteja perto que chame atenção do deficiente auditivo.
Com Pessoas com deficiência visual identifique -se sempre.
Ao guiar uma pessoa cega dê-lhe o braço para que a mesma possa acompanhar seu movimento
Não a deixe falando sozinha, ao conduzir um cego a uma cadeira guie a mão para o encosto, informando se a cadeira tem braços ou não, informe à pessoa cega quando estiver passando por um obstáculo qualquer evitando assim possíveis acidentes.
Ao apresentar alguém cego faça com que a pessoa apresentada fique de frente à pessoa cega, de modo que ela estenda a mão para o lado certo
Ao encontrar Pessoas com deficiência mental cumprimente a pessoa com deficiência mental normalmente, evitando Superproteção.
A pessoa com deficiência mental deve fazer sozinha tudo o que puder; ajude-a quando realmente for necessário e sempre auxiliando nunca excluindo a pessoa.
A deficiência mental pode ser conseqüência de uma doença, mas não é uma doença, é uma condição. Nunca use expressões pejorativas como doentinho, coitadinho e outras
Não trate adolescentes e adultos com deficiência mental como criança.
Estes são pequenos gestos que se praticados podem significar o elo entre uma sociedade com oportunidades para todos, e o caminho para a tão almeja acessibilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário