Páginas

10 de mar. de 2011

Por que respeitar as vagas destinadas as Pessoas com deficiência e Idosos?

Toda pessoa independente de classe social, sexo, idade, religião, time de futebol e partido político, precisa exercer seu direito de ir e vir e ficar.
Uma pessoa com mobilidade reduzida, muitas vezes se vale de equipamentos como PROTESE, ORTESE, ANDADOR, MULETAS, CADEIRA DE RODAS e outros aparelhos para ter condições de se locomover e circular por onde for preciso.
Quem depende desses equipamentos para andar, tem mais dificuldade e muitas vezes não tem condições físicas de fazer os mesmo movimentos que as pessoas que não tenha nenhum tipo de limitação física.
Foi pensando em situações como acima citada que os legisladores do país, elaboraram a lei que reserva as vagas para pessoas com deficiência e Idosos, que devem estar sinalizadas conforme o padrão adotado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), sendo 5 por cento para idosos e dois por cento para pessoas com deficiência.
Mas estas vagas são na maioria das vezes usadas por pessoas que não precisam da vaga e por comodidade estacionam seus veiculos no primeiro local vazio que encontram pela frente.
Quem usa indevidamente essas vagas, se vale do argumento de que é ‘’ rapidinho”, mais este rapidinho é impossível da pessoa calcular, afinal vai depender do tempo que ela será atendida no estabelecimento que se dirigiu.
Enquanto isso, lá fora pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que necessite de cadeira de rodas, muletas, andador, bengala, tem que rodar pela cidade em busca de uma vaga para estacionar, sempre longe do local desejado e precisa enfrentar as calçadas desniveladas e esburacadas, correndo risco de cair e piorar mais sua condição.
Essas vagas estrategicamente colocadas próximo a entradas de Shopping, Bancos, órgãos públicos, são para facilitar o deslocamento dessas pessoas, que para ter direito de usa - las precisam de uma Credencial com validade em todo território Nacional.
Com esta credencial a complacência do agente de trânsito, que em muitas situações ficava sem saber se o veiculo, que estava na vaga especial, era ou não a condução de alguma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida e não aplicava as sanções cabíveis, termina.
È obrigação de todas as pessoas com deficiência, tirar esta credencial, pois como cidadãos, temos direitos e deveres a ser cumpridos. E se mesmo sendo pessoa com deficiência, mas não usando a credencial devidamente, será multado, como estabelece as resoluções 303 e 304 de 18 de Dezembro de 2008.
Hoje, tal ação caracteriza infração leve, com 3 pontos na carteira e multa no valor de R$ 53,20.
Tramita na Camará dos Deputados, desde fevereiro deste ano, projetos Lei de autoria da deputada federal Mara Gabrilli.
O Projeto de Lei prevê fiscalização de vagas reservadas em estabelecimentos como shoppings, supermercados, Estádios, e hospitais
A proposta é que a infração seja considerada grave, acarretando 5 pontos na carteira, além de multa no valor de R$ 127,69.
A vizinha cidade de Piracicaba através de seu legislativo tomou uma posição que pode dar frutos nas cidades da região Metropolitana de Campinas.
O vereador André Gustavo Bandeira (PSDB), propôs o projeto que estabelece punição ao motorista que estacionar indevidamente seu veículo em um local reservado para idosos ou pessoas com deficiência.
Em Piracicaba deste o dia 18 de Fevereiro shoppings, supermercados e órgãos públicos serão fiscalizados e quem usar as vagas sem credencial será advertido e posteriormente multado.
O ideal seria que ás pessoas que não tenha deficiência ou qualquer tipo de limitações respeitassem essas vagas e zelassem por elas.
E para quem pensa que este assunto não tem nada a ver com você, saiba que, o número de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, só ira aumentar nos próximos anos, devido a violência, acidentes seja de carros ou outras formas e mesmo pelas pessoas que continuarão nascendo com algum tipo de deficiência.
Atualmente, é universalmente aceito que todos temos mobilidade reduzida, em períodos específicos de nossas vidas.
Então que respeitemos para que num futuro próximo, sejamos respeitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário